top of page

Cresce frota de carros elétricos na cidade e demanda por energia limpa

A frota de carros elétricos está crescendo, embora ainda represente uma pequena parte do total de veículos na cidade e no Estado


Por: Charles Aparecido DRT 2080/MS


O aumento da frota de veículos elétricos na cidade tem gerado também um impacto significativo no Detran, conforme relatado pelo agente de trânsito José Torraca. Segundo Torraca, o registro, licenciamento e emplacamento dos veículos elétricos seguem os mesmos procedimentos dos veículos convencionais, sem distinção nos valores e processos. “O primeiro emplacamento exige apenas a nota fiscal e documentos pessoais ou CNPJ. Já o licenciamento anual, por exemplo, tem o mesmo custo dos demais veículos, sendo de 4,53 UFERMS, o equivalente a R$ 222,33 em agosto de 2024”, explica.

 

Além disso, ele destaca em entrevista exclusiva ao Jornal Notícias de Dourados que alguns postos de combustíveis e edifícios já estão começando a disponibilizar estações de carregamento, embora ainda em pequena quantidade. “É importante discutir sobre a ampliação da rede, especialmente em rodovias. Alguns equipamentos são de fácil utilização, podendo ser usados com a rede de energia residencial ou predial”, completa.

 

ENERGIA LIMPA


Para Tatiane Almeida Cechinel e Aurélio Cechinel Rodrigues, sócios fundadores da Ecoway, empresa que trabalha com soluções em energia e mobilidade elétrica em Dourados, a expansão da frota de veículos elétricos traz consigo a necessidade de aumentar a oferta de energia. Esta energia deve ser, preferencialmente, de matriz limpa e renovável, como a energia solar.


A Ecoway nasceu em 2019 e, desde então, oferece a seus clientes projetos fotovoltaicos para a implementação de energia limpa e sustentável, além de projetos e instalação de carregadores para carros elétricos em empresas e residências da cidade e região. “Nossa missão é promover a energia limpa e a mobilidade sustentável, oferecendo soluções de carregamento elétrico eficientes e seguras para residências, empresas e espaços públicos.”


ELETROPOSTOS


Em Campo Grande, o Detran firmou uma parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), resultando na instalação de um eletroposto na cidade universitária, inaugurado em abril de 2023. “O projeto prevê a instalação de outros eletropostos na sede do Detran e no Bioparque Pantanal, além de prédios públicos e a renovação da frota do Detran para veículos elétricos”, acrescenta Torraca.

 

Ele também reforça a importância da manutenção especializada para garantir a segurança desses veículos, destacando procedimentos específicos, como o desligamento e isolamento dos cabos da bateria e a suspensão das rodas em plataformas para guincho, evitando danos e acidentes. Conforme dados do Detran-MS, a frota de veículos elétricos no Estado representa  0,23% do total de 1.860.530 veículos, com 4.311 veículos registrados com sistema elétrico.

Comments


bottom of page