top of page

Comitiva da UEMS acompanha discussões no 75º Fórum da Abruem, que ocorre de 19 a 22 de maio, em Porto Alegre

Evento é sediado pela UERGS e recebe gestores das Universidades signatárias para discutir mudanças climáticas e resiliência institucional

Comitiva da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) participa, de 19 a 22 de maio, em Porto Alegre, das discussões no âmbito do 75º Fórum da Associação Brasileira de Reitoras e Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), que é sediado neste ano pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs).


Grupo de gestores e gestoras da UEMS, liderado pelo reitor, Laércio Alves de Carvalho, e vice-reitora, Luciana Ferreira da Silva, acompanhado dos responsáveis pelas pastas das pró-reitorias de Ensino (PROE), Walter Guedes, Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPPI), Vinícius Oliveira, Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC), Erika Kaneta Ferri, diretoria de Educação a Distância (DED), Frederico Fonseca, e gabinete institucional, Marlucy Nantes, acompanham as discussões que abordam o tema “Universidades, mudanças climáticas, gestão de riscos e desastres e construção de resiliência”, reafirmando o papel estratégico das universidades públicas na produção do conhecimento, na formulação de soluções e no compromisso com a sociedade.


"Muito importante a UEMS estar representada nesse evento, uma vez que a nossa comitiva vem somar conhecimento, expertise e acompanhar os debates atuais para que possamos trabalhar em nossa instituição os cenários aqui apresentados", informou Laércio. Em sua mensagem de participação do evento, a vice-reitora lembrou que "nos dias de encontro nesse 75º Fórum serão discutidos aspectos basilares voltados às mudanças climáticos gestão de riscos e, também, aproveitamos para consolidar parcerias e compartilhar nossas experiências de sucesso", destacou Luciana.


A presidente da Abruem ressaltou que o  75º Fórum acontece em um momento muito importante para o país, diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas e pela necessidade de construção de cidades e instituições mais resilientes. “As universidades públicas, em especial as universidades estaduais e municipais, têm um papel fundamental nesse processo, contribuindo com ciência, formação e apoio à sociedade. Realizar este encontro em Porto Alegre também carrega um significado simbólico, especialmente após os impactos das tragédias climáticas vividas pelo Rio Grande do Sul. Este Fórum reafirma o compromisso da Abruem com a produção do conhecimento e com a busca de soluções para os grandes desafios do nosso tempo”, afirmou Cicilia.


Sobre a Abruem


A Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), criada em 1991, é uma das mais importantes entidades do Ensino Superior Brasileiro e da América Latina. Atuando diretamente em 20 Estados do Brasil e no Distrito Federal, por meio de suas 46 universidades associadas, a Abruem busca aprofundar permanentemente as discussões de temas prioritários para a agenda do Ensino Superior, sempre almejando a harmonia entre Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização.


Por: Rubens Urue - UEMS. Com informações das Assessorias de Comunicação da Abruem e da Uergs.

 
 
 

Comentários


©2026 Notícias de Dourados. Todos os Direitos Reservados.

E-mail: noticiasdourados@gmail.com e WhatsApp (67) 99668-6471 

CNPJ: 31.499.464/0001-18

bottom of page