top of page

Câmara realiza audiência pública para debater implantação de curso técnico em Agropecuária

Evento ocorre em parceria com Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS)


Vereador Sergio Nogueira é propositor do debate na Câmara Municipal de Dourados Foto: Valdenir Rodrigues/CMD

Hoje (7), às 19h, a Câmara Municipal de Dourados realiza uma audiência pública para debater, dentre assuntos correlatos, a proposta de implantação de um curso técnico em Agropecuária na cidade. O evento, proposto pelo vereador Sergio Nogueira (PSDB), ocorre no Plenário Weimar Gonçalves Torres em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e tem por objetivo discutir a oferta desse curso integrado ao ensino médio.


O IFMS realizou um estudo de viabilidade de implantação para um curso do eixo de recursos naturais no câmpus de Dourados. A pesquisa mostra que aproximadamente 4 mil alunos estão matriculados no 1º ano do ensino médio público, em áreas urbana e rural. Isto permite observar que existe um número grande de pessoas disponíveis para cursar o médio técnico público.


Dourados é o segundo município com maior população do Mato Grosso do Sul, de destaque no cenário nacional, planejado com áreas comercial, industrial e residencial bem definidas, além de contar com alta produtividade no agronegócio. “A criação de um curso técnico integrado ao ensino médio possibilita ao estudante, ao término do curso, acesso a um mercado de trabalho com um dos maiores sistemas de produção de precisão do agronegócio, ou seja, estar pronto e qualificado para atender a grande demanda”, afirma Nogueira.


O vereador propositor da audiência pública destaca que a mão de obra qualificada desempenhará, nas propriedades rurais, um serviço de precisão, colaborando ainda mais para o desenvolvimento e o aumento da produção agropecuária na cidade. “O curso, se for implantado, será destinado a qualquer pessoa que concluir o 9º ano. Será oportunidade de cursar o ensino médio em uma instituição federal, de ter auxílio a alimentação e transporte. Além de bolsas para projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão durante os três anos”, menciona.


O vereador também enfatiza que “Mato Grosso do Sul respira o ‘agro’, então não tem porque não apoiarmos essa importante aquisição para a nossa cidade”. “Convidamos todos para participar e votar a favor deste projeto. A demanda por este profissional é grande. Apoie este projeto, venha participar da audiência pública”, finaliza Nogueira.


Uso na tribuna

O professor Dr. Carlos Vinícius da Silva Figueiredo, diretor geral do câmpus de Dourados do IFMS, usou a tribuna livre na sessão ordinária de ontem (6) da Câmara para divulgar a audiência pública. “Oportunizar acesso aos jovens é o maior objetivo da nossa instituição, que é pública, gratuita e de qualidade”. “A educação transforma, dignifica e em Dourados podemos construir uma cidade melhor e uma região melhor por meio da educação profissional, científica e tecnológica”, completa o doutor Figueiredo.


Carlos Vinícius da Silva Figueiredo, diretor geral do câmpus de Dourados do IFMS, na tribuna livre (crédito da foto: Valdenir Rodrigues/CMD)

Texto/Fonte: Assessoria


Comentarios


bottom of page