O projeto Temporada Sucata 2023 convida o público para a temporada de um novo espetáculo da categoria Artes Cênicas, o trabalho “Apoeme-se: Intervenção Circo-Poética”, da Cia Apoema, de Campo Grande/MS.
Trata-se de um espetáculo de vida e não-morte, de uma espécie de parto-renascimento entre tantas idas, vindas e caminhos de nós mesmos. O espetáculo é também o mais recente e inédito trabalho da Cia Apoema, que (re)nasce agora na cidade de Campo Grande/MS contando com novos integrantes que dão à luz nessa obra de concepção coletiva e uma dramaturgia que alinha o teatral sob a poética circense. Os artistas Nathália Maluf, Nilcieni Maciel e Roberto Pimenta trilham e cruzam seus caminhos em “Apoeme-se” dispondo seus personagens desde as acrobacias de solo até as aéreas, numa personificação de corpos animalescos, instintivos, em que resgatam o ancestral, usando da tonicidade muscular, a força, o equilíbrio e a flexibilidade que o circo pede em uma retratação de signos, de um corpo terra, que passa para a liquidez de corpos água e se diluem no contato um com o outro. O fogo que arde como ardem nossas vontades e mudanças está presente na pirofagia e entre lira e trapézio, a figuração da mulher e do homem contemporâneo que alça novos voos, assim como se dá o sentido de apoema, do tupi-guarani "aquele que vai mais longe", em um ato de retomada e pertencimento de si mesmo e dos espaços, mas transportando no peito toda sua história, marca e luta.
SINOPSE: Da terra que nutre e dá vida, feito o feminino de onde nascem os tantos partos dessa gente cansada, que avista aqui de perto e, também, lá no longe, onde já não tem mais fim. Enraizamento já está no sentido de ser e não propriamente estar. "É TEMPO DE RETOMADA!" gritaram ou vezes sussurraram os corpos que se diluíam no contato um com outro, e o fogo que te atravessa também arde em mim, mas já não queima, arde com vontades e desejos. "É TEMPO DE PERTENCIMENTO!" gritaram ou assoviaram os corpos lá do alto, tão bonitos, donos e sabidos de si.
Segundo Nathi Maluf, atriz e intérprete-criadora: “[...] acho que a nossa expectativa ao participar da Temporada Sucata Cultural está ligada já a importância da nossa participação no projeto, para além do desejo de perpetuar nosso espetáculo, claro, que acredito ser um desejo de qualquer grupo/artista criador, que quer dar vida longa a sua obra, vejo a temporada enquanto uma sementinha em que é plantada a atmosfera de festival também, porque movimenta a cidade para a formação e manutenção de público na área das artes cênicas, e, dessa forma, podemos trabalhar com essa troca, tanto com os próprios artistas do Sucata, quanto com outros grupos e produtores culturais da cidade, além do público, que já se encontra mais presente.
Nós também acreditamos que nossa participação democratiza o mercado artístico sul-mato-grossense, porque oportuniza a circulação de uma obra idealizada por um grupo mais jovem, que é a Cia Apoema, comparado a algumas companhias do estado, e esse fomento e valorização são incentivos para nós continuarmos as nossas produções também.
Nossa companhia tem esse pensamento de levar a arte circense enquanto plural, e não a partir de um viés horizontal apenas. Nós trabalhamos muito essa ideia, então, o espetáculo “Apoeme-se: Intervenção Circo-Poética” traz essa concepção também. Não é um espetáculo de circo da técnica pela técnica, mas também um espetáculo que retrata vários signos e passeia por outras linguagens, conversa com o teatro, a poesia, a dança.
É um espetáculo que nasce a partir de cenas-números solos dos três artistas intérpretes-criadores, no período da LAB - Lei Aldir Blanc, antes mesmo de nos tornarmos um coletivo, e, quando decidimos unir forças, o “Apoeme-se: Intervenção Circo-Poética” vira nosso primeiro espetáculo. Portanto, a proposta da obra não é apenas trazer fascínio e encantamento, mas também corporificar as inquietações que movem os atores em seus fazeres humanos e artísticos.”
Ficha técnica:
Direção: Coletiva – Cia.Apoema
Artistas-criadores: Nathália Maluf, Nilcieni Maciel e Roberto Pimenta
Dramaturgia: Dora Gomes, Nathália Maluf, Nilcieni Maciel, e participação Murillo Atalaia em Zé do Brasil
Luz e Som: Junior de Oliveira
Fotografia: Duka Martins e Álvaro Herculano
Duração: 40 minutos.
Classificação: Livre.
A agenda de apresentações do espetáculo é a seguinte:
· 08 (oito) de julho;
· 15 (quinze) de julho; e
· 22 (vinte e dois) de julho.
Sendo sempre aos sábados, às 20 (vinte) horas, os ingressos já estão sendo vendidos no espaço do Sucata Cultural à preço popular, no valor de R$ 10,00 (dez reais).
A sessão do dia 22 (vinte e dois) de julho será uma sessão especial, voltada ao público portador de deficiência auditiva e contará com interpretação em Libras como meio de acessibilidade e democratização da arte. Para essas pessoas o ingresso será 100% gratuito.
O projeto Temporada Sucata foi contemplado pelo Fundo de Investimentos Culturais – FIC –, do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio de sua Fundação de Cultura.
コメント