top of page

Aluna estrangeira finaliza mestrado na UEMS e desenvolve material didático para pais de adolescentes

De Moçambique, ela foi selecionada pelo Programa de Formação de Professores de Educação Superior de Países Africanos (PROAFRI)

Dra. Márcia Regina Martins Alvarenga, Sara Carlitos Quinava e Dr. Eduardo Espíndola Fontoura Júnior

A aluna moçambicana, Sara Carlitos Quinava, finalizou neste mês de junho o Mestrado Profissional em Ensino em Saúde, na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em Dourados. E em defendeu a sua dissertação em que desenvolveu material técnico educativo para pais e responsáveis de adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).


Sara que é formada em Psicologia Clínica pela Universidade Pedagógica de Maputo, em Moçambique, foi selecionada pelo Programa de Formação de Professores de Educação Superior de Países Africanos (PROAFRI), que é uma iniciativa do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional de Moçambique (MCTESTP).


“A UEMS como signatária do GCUB oferta regularmente vagas para recepção de alunos estrangeiros pelo PROAFRI e também por outros programas dos quais a UEMS participa. Ao todo ofertamos dez vagas para recepção de alunos internacionais nos diversos programas de pós-graduação que a UEMS tem”, destaca Maria Eugênia da Assessoria de Relações Internacionais (ARELIN).


A dissertação intitulada "Avaliação do processo educativo sobre comunicação em sexualidade para pais ou responsáveis de adolescentes com Transtorno de Espectro Autista (TEA)" foi desenvolvida sob a orientação da professora Dra. Márcia Regina Martins Alvarenga e coorientação do Dr. Eduardo Espíndola Fontoura Júnior. A pesquisa realizou um processo educativo para pais e responsáveis de adolescentes com TEA sobre o tema "sexualidade". A ação aconteceu em quatro encontros e como resultado foi desenvolvida a produção técnica educativa "Sequência Didática Interativa". “Esta sequência foi elaborada para profissionais e pais ou responsáveis de adolescentes com TEA, mas poderá ser adaptada para encontros educativos tanto na Associação de Pais e Amigos dos Autistas da Grande Dourados (AAGD) como para outros locais, como nas unidades básicas de saúde, igrejas, associações de bairros, entre outros, já que as principais ideias estão pautadas no diálogo e interação com o público-alvo”, destacou Drª. Márcia Regina Martins Alvarenga.


Sara ainda teve um artigo aceito para publicação “Reflexões sobre as Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência: Estudo da Legislação Brasileira e Moçambicana” na revista NUPEM indicada com Qualis A4.

Leitura da ata de defesa da aluna Sara Carlitos Quinava, banca composta pelos docentes: Dr. Eduardo Espíndola Fontoura Júnior, Dra. Márcia Maria Medeiros, Dra. Márcia Regina Martins Alvarenga e a Dra. Vivian Rahmeier Fietz, suplente na banca.

Informações: Assessoria de Relações Internacionais

Por: Imprensa UEMS

Comentários


bottom of page