Decidido o imóvel, é o momento de se atentar a alguns detalhes que trarão bons desfechos na locação. Acompanhe algumas dicas.
Felizmente, você não precisa passar por isso sozinho! Ao contar com uma imobiliária de confiança, é possível ter ajuda e evitará que você caia em frias, como alugar um imóvel por um preço abusivo.
Depois de tanta procura, é finalmente o momento de mudar-se para o imóvel de seu gosto. Quer seja para residir ou se estabelecer profissionalmente, a verdade é que em meio aos contratempos corriqueiros de qualquer mudança, o processo de locação de um imóvel exige uma certa atenção especial antes, durante e depois de firmado o contrato.
Com a intenção de facilitar, citamos alguns pontos importantes com os quais devemos estar atentos no decorrer da locação, as dicas que seguem destacarão alguns procedimentos que poderão ser úteis na hora de alugar, tanto quanto na devolução do imóvel.
VISTORIA
O laudo de vistoria para locação consistebasicamente na infraestrutura do imóvel antes de ser entregue. É nele que constarão descritas as condições em que o inquilino está recebendo o imóvel.
AUTORIZAÇÃO DE MUDANÇA
A mudança para um apartamento nem sempre pode acontecer no dia e na hora que quisermos. Antes de se programar, é importante procurar a orientaçãojunto ao síndico do prédio para o qual irá se mudar sobre os horários permitidos e procedimentos necessários, de modo que a rotina do edifício sejaminimamente alterada e que seja previamente notificada aos outros moradores por meio de uma carta de mudança, caso haja necessidade.
CHAVES
O momento de entrega das chaves é uma das etapas que requer mais atenção do locatário, pois o mesmo irá receber as chaves do imóvel e irá avaliar o estado de conservação e o descritivo da vistoria. Eventuais divergências entre o laudo de vistoria e o imóvel entregue deverão ser comunicadas à imobiliária já no início da locação, porque essa mesma vistoria será utilizada no momento da sua desocupação do imóvel.
CONSERVAÇÃO E MANUTENÇÃO
A legislação do inquilinato estabelece que fiquem sob integral responsabilidade do inquilino a manutenção e conservação de todas as instalações, dependências e benfeitorias do imóvel. Sendo assim, durante o período da locação, providencie os reparos necessários aos danos que der origem. Eventuais defeitos que o imóvel venha a apresentar em relação a sua estrutura, aindaque não sejam relacionados ao mau uso e conservação do mesmo, mas que prejudiquem as condições de agitabilidade do imóvel, deverão serimediatamente comunicados, a fim de que se busque a necessária verificação juntamente com o proprietário.
RESCISÃO DE CONTRATO/ DEVOLUÇÃO
Antes de desocupar o imóvel, é fundamental entrar em contato com a imobiliária e tomar conhecimento dos prazos e procedimentos adequados para este fim. A título de exemplo, situações características deste momento:
a) Caso tenha recebido o imóvel com pintura nova, deverá devolvê-lo com pintura nova;
b) Nos demais casos, o vistoriador verificará o estado de conversação da pintura para que possa dar a avaliação final;
Sim! Essas são dicas que evitam dores de cabeça no período de locação de imóveis, e que muitas pessoas acreditam serem desnecessárias, até o momento em que ocorre algum problema.
Com a ajuda de um profissional especializado intermediando a contratação, negociações e questões que podem surgir durante a locação, tendo como um dos principais objetivos, manter um bom relacionamento para ambos, prevalecendo a justiça através dos direitos e obrigações de cada um.
Ter cuidado na hora de realizar uma locação garante comodidade, sossego e segurança para a sua família, no final, essa é uma escolha que vai impactar na vida de todos.
Comments