Abril Indígena, Projeto Cuidar leva ações para mais de 200 pessoas na reserva Indígena de Dourados
- UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados
- 25 de abr. de 2023
- 3 min de leitura
O projeto realizado pela UFGD, com parceria do IFMS e da prefeitura, trabalha com foco no combate ao abuso de álcool e outras drogas nas aldeias de Dourados

No mês de abril, o Projeto Cuidar realizou uma série de ações nas aldeias Bororó, Jaguapiru e Panambizinho, levando serviços e capacitação em saúde, educação, arte e produção agroecológica para mais de 200 indígenas de Dourados. As ações do projeto mobilizaram mais de 60 estudantes e servidores da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul campus Dourados (IFMS), além dos parceiros das escolas e dos Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) das aldeias.
O Projeto Cuidar tem como foco atuar na prevenção ao abuso de álcool e de outras drogas na Reserva Indígena de Dourados. Para isso, as ações são divididas em quatro eixos temáticos: Agroecologia; Interculturalidade, saúde e bem-estar; Empreendedorismo, e Multimeios. Essa abordagem multidisciplinar foi construída a partir das reivindicações da própria comunidade da Reserva indígena de Dourados, após seis meses de reuniões. A coordenadora do projeto, professora doutora Gicelma Chacarosqui, afirma que para o Projeto Cuidar o escopo principal é Cuidar a Vida. Para Gicelma, fazer prevenção de álcool e outras drogas só é possível de forma integrada, pois não é possível fazer nenhuma prevenção se as pessoas passam fome, se não têm perspectiva de futuro, se estão à margem da sociedade. “Por isso o Projeto Cuidar tem propósitos integradores, democráticos, trabalha por eixos e pensa o ser humano de forma harmônica!”, explica a professora da UFGD.
AÇÕES
Nos dias 13 e 14 de abril, jovens estudantes da Escola Estadual Indígena Intercultural Guateka participaram de uma oficina de produção de audiovisual com a jornalista e cineasta Marinete Pinheiro. Eles aprenderam técnicas para captação de imagens, edição e produção de vídeos curtos. Esta é a segunda oficina de produção de vídeos que o projeto Cuidar oferece para os jovens da escola Guateka.
No dia 14/04, professores da Escola Indígena Tengatui Marangatu tiveram uma capacitação com o tema “Memória, identidade e Literatura”. O diretor da escola, Rubens Rosário Pinheiro, da etnia terena, afirmou que a parceria com o Projeto Cuidar veio de encontro às necessidades dos professores da comunidade indígena. “Faz muito tempo que nós não tínhamos uma formação de professores nesse nível”, avaliou o diretor da escola. Também no dia 14/04, na Escola Municipal Indígena Araporã foi realizada a capacitação “Saúde que vem da terra: interfaces da agroecologia na formação de professores”.
No sábado, 15/04, uma equipe com mais de 60 estudantes da UFGD esteve realizando uma ação de Saúde Preventiva, na escola Municipal Ramão Martins. A mesma ação já foi realizada em março, no CRAS da Aldeia Bororó. No mutirão de atendimento, os alunos da Medicina conversam com a população, tiram dúvidas, realizam testes rápidos para identificar doenças como diabetes, pressão alta, infecção urinária, doença nos rins e outras, e orientam qual tipo de atendimento deve ser procurado se alguém apresentar algum sintoma de doença.
No dia dos Povos Indígenas, 19 de abril, a coordenadora do projeto, a Profª Dr ª Gicelma Chacarosqui esteve na Associação Indígena Cheretã Tekoha em uma atividade lúdica com crianças da aldeia Jaguapiru. A atividade foi desenvolvida juntamente com a Prof.ª Drª Suzana Arakaki da UEMS, que doou 30 livrinhos 'Pássaros do meu quintal” para as crianças que frequentam a associação.
Outra atividade já realizada pelo projeto foi a implantação de sistemas agroflorestais, para produção de alimentos, sob orientação da professora Zefa Valdivina, docente da Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais (FCBA/UFGD). Além de professores e estudantes da UFGD, o projeto tem parceria com o campus de Dourados do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), através do professor Nilton Ponciano, e com a Prefeitura de Dourados, por meio das Secretarias Municipais de Educação e de Assistência Social.
Outras informações estão disponíveis na página do projeto no Instagram: @projetocuidar.ufgd
Legendas: Jovens fizeram vídeos sobre temas ligados a qualidade de vida e combate ao abuso de álcool e drogas
Comments